Precisa de autorização para casar na praia?
- Danielle Nakashima
- 9 de dez. de 2022
- 3 min de leitura
Atualizado: 15 de dez. de 2022
Confira aqui tudo o que você precisa saber!
Então, você quer casar na praia? É seu sonho desde que passou lindos momentos com seu amor diante as paisagens paradisíacas – não importam os desafios, esse é seu sonho! E agora? Você precisa de uma licença? Como você consegue uma licença? E quanto custa? Bem, estou aqui para VOCÊ! Tudo o que você precisa saber sobre licenças de casamento na praia. Então, vamos mergulhar!

Foto: Dande Porto | Assessoria: Fino Altar
Espere um segundo... Casamentos na praia nem sempre são tão fáceis quanto parecem!
Os casamentos na praia têm seus problemas, no entanto, não se deixe enganar pelas lindas fotos da internet. Muitas vezes, há mais do que aparenta quando se trata de casar na praia.
Algumas coisas para pensar antes de começar a ter um casamento na praia:
A maioria das praias do Litoral do Brasil exige uma permissão para se casar nelas. É necessária uma autorização para usar a areia. As regras e valores no geral variam de acordo com a Prefeitura da cidade. Quando se trata de casar na praia, é de grande ajuda trabalhar com alguém (como nós) que conhece os requisitos de permissão. Caso contrário, você corre o risco de ter um fiscal batendo em seu ombro quando sua cerimônia começar, solicitando sua autorização de casamento.
As taxas para casar na praia varia de acordo com o município - posso citar alguns exemplos aqui - as praias de Caraguatatuba e Ubatuba são gratuitos, mas sem autorização seu evento pode ser barrado!
Vamos falar da Teoria Burocrática da Administração? - (Sim, ela existe rs.) - Dificilmente você conseguirá informações corretas por telefone nessas prefeituras, pois os atendentes não sabem informar o que na prática, acontece nos setores. Em Ubatuba nem por ligação você obterá uma única esperança de informação! A melhor saída é ir pessoalmente, mas fique tranquilo que sua assessora poderá fazer isso por você.
Em Ilhabela e São Sebastião há cobrança de taxas das prefeituras. Vou deixar como exemplo os requisitos exigidos pela cidade de São Sebastião, dentre às quatro, ela é a que mais disponibiliza informações e uma comunicação agilizada. A taxa de São Sebastião é de R$ 1.200,00 (utilizando 30m² de areia), conforme a metragem os valores vão subindo. Confira os documentos exigidos que devem ser enviados com 30 dias de antecedência à data da cerimônia:
Requerimento com descrição do evento;
Croqui do Evento;
Cópia do CPF e RG dos noivos ou no caso de pessoa jurídica CNPJ e Contrato Social e RG dos sócios ou representantes legais da empresa; Comprovante de endereço com CEP;
Plantas das estruturas que serão montadas, com indicação do responsável técnico e devidamente acompanhada pela Anotação de Responsabilidade Técnica (ART);
Declaração dos Serviços tomados para realização de evento;
Contrato de todos os prestadores de serviço do evento (buffet, segurança, mobiliário, decoração, etc.);
Termo de compromisso pela montagem, desmontagem e limpeza do evento;
Termo de responsabilidade a danos ao meio ambiente e a terceiros;
O solicitante deve também realizar o pagamento da taxa para abertura do processo; das taxas de ocupação e fiscalização (após deferimento da Comissão de Eventos) e da taxa de fiscalização diária. Consulte os valores na Secretaria de Turismo, por meio do telefone (12) 3892-2620.
Após o pagamento, a autorização deverá ser retirada no Agiliza.
Ufa! Quanta coisa né?! Mas fiquem tranquilos que nós assessoramos diariamente toda parte burocrática, afinal esse é o nosso trabalho, facilitar e otimizar seu tempo. Tudo isso é essencial para a segurança do evento. Aliás, se não tivermos o Alvará (autorização para realização do evento) todos envolvidos responderão pela infração (noivos e todos os fornecedores), vamos evitar essa dor de cabeça (multas e paralisação do evento), certo?!

Foto: Dande Porto | Assessoria: Fino Altar
Minha dica ouro, contrate primeiramente uma assessora, cerimonialista, wedding planner ou carinhosamente somos apelidadas de fada madrinhas - são tantos títulos que ganhamos (rs).
Engana-se quem pensa que apenas seguramos o véu da noiva. Por trás dessa foto tradicional, trabalhamos meses de antecedência, evitamos todos os incêndios possíveis e então depois de tudo organizado, tiramos aquela foto linda padrão - Como se tudo fosse fácil. Esse serviço é essencial para o planejamento eficaz, otimização de tempo, é a solução de todos seus problemas. Afinal, você deve curtir o dia mais lindo e significativo de sua vida, deixa o trabalho conosco!

Foto: Dande Porto | Assessoria: Fino Altar

Foto: Dande Porto | Assessoria: Fino Altar
Você já conhece o site Vem Casar na Praia? O Guia de Fornecedores para o seu evento! Acesse: vemcasarnapraia.com.br | Conheça, anuncie e pesquise!
Comments