top of page

04 passos para escolher a playlist do seu casamento!

Atualizado: 8 de dez. de 2023

Para se ter uma linha geral de projeto e começar a playlist de sucesso para o seu casamento, vocês devem fazer esses questionamentos: O casamento é moderno ou tradicional? Será em uma igreja, praia, campo, espaço fechado?


01.º Definir o estilo do seu casamento:

— local e horário do casamento;

— perfil (idade) e quantidade de convidados (diversidade de estilo);

— estilo musical dos noivos;

— valor de investimento disponível para a música.


Importante:

Lembrando que se você for casar na igreja, você precisa se atentar as regras da igreja em que você irá casar, muitas vezes eles limitam a n.º de música, e até dizem quais músicas podem ou não colocar, e às vezes têm que ser a própria equipe de canto da igreja.




Fotógrafo: João Capa | Assessoria: Fino Altar


Se vocês não forem casar na igreja, as dicas a seguir vão ajudar!


2.º Qual a quantidade de músicas que vocês precisam escolher para a Cerimônia:

A quantidade de música vai estar alinhada ao seu roteiro, então vocês precisam definir quantas entradas terá em seu casamento. Existem algumas entradas que são essenciais e, nessa altura você tem que ter essas músicas, que são:


— Entrada dos Padrinhos

— Entrada do Noivo

— Entrada da Noiva

— Entrada das Alianças

— Cumprimento dos Padrinhos e Pais

— Saídas dos Noivos.


Então, devemos ter no mínimo 06 músicas, que terão de estar escolhidas.


Fotógrafia: Kekkon | Assessoria: Fino Altar

Dica Importante:

Se houver 04 par de padrinhos de cada lado, ou seja, 08 casais, 01 música será suficiente; A partir de 07 ou mais padrinhos de cada lado, serão necessárias de 01 a 03 músicas, sendo que a saída demora mais do que a entrada, porque normalmente tem os cumprimentos dos padrinhos com os noivos e gera uma emoção, nesse caso se deve pensar em mais 03 músicas para a saída dos padrinhos.


Se tiver outras entradas, será necessário escolher músicas também, por exemplo: entrada da florista, entrada do balão, entrada da bíblia, votos (que podem ser musicas instrumentais). Então, as músicas do seu casamento, são escolhidas de acordo com o seu roteiro, ou seja, a quantidade de entradas/saídas.



Fotógrafia: Kekkon | Assessoria: Fino Altar


3.º Que música devo escolher?

A música tem a ver com vocês. A noiva precisa entrar com a marcha nupcial? Não necessariamente, se é algo que não lhe agrada, podemos substituir sem problemas. Existe uma regra, sendo a mais importante, vocês devem entrar na cerimônia, na festa, com a música que te deixam felizes e que toque o coração de vocês.


Ainda sobre isso, muitos tem dúvidas, se precisa ser músicos ou DJ?

O DJ, sendo um bom profissional, vai conseguir tranquilamente desenvolver a cerimônia. Entretanto, os músicos de cerimônia, deixam o momento mais emocionante, eles dão um tom diferente, harmonizam a música com a cerimônia e deixa o casamento mais humanizado e naturalmente os convidados sentem-se tocados. A diferença entre o som mecânico e os músicos de cerimônia, é o tom e humanização que vamos dar ao casamento.


04.º Como escolher a playlist da festa?

Necessariamente, escolher músicos ou DJ de procedência, profissionais de excelência é essencial. Se a música der errado no casamento, é uma frustração gigantesca. Se o instrumento e som não forem de qualidade, o microfone pode falhar, pode ter aquela microfonia incomoda, alguns convidados podem não escutar o que está sendo falado. Por exemplo, esse profissional vai analisar se o espaço está preparado para receber uma banda, uma orquestra e o próprio DJ. Será que está tudo ok com a energia, disjuntor do espaço, para colocar aquela iluminação no seu casamento?


Além da ajuda técnica, com o profissional adequado, através de uma reunião entre banda e/ou DJ + Noivos, o profissional vai adequar seus gostos a playlist, além de equilibrar os estilos, mesclando com outros ritmos, pensando também nos convidados. Por favor, não cometa o erro de querer controlar tudo, deixe claro, qual música não pode ser tocada em seu casamento, e entregue tudo na mão do profissional que saberá alegrar a festa!


Dica de Ouro — A matemática dos Convidados:

Por exemplo, se maioria dos convidados são da família, o som deve ser mais tradicional e clássico, pois agradam os pais, tios, avós, amigos da família, etc. Se a maioria dos convidados são amigos, então o som deve ser mais atual. As músicas mais novas agradam pessoas mais jovens.


Sua festa tem os três perfis? Família, amigos e jovens! Faremos assim, as primeiras 02 horas de festa, utilizaremos músicas mais clássicas; as 02 horas seguintes músicas atuais, e a última hora as mais jovens. Porque sabemos que os mais idosos acabam indo embora mais cedo, e fica na pista os que gostam de curtir.



Fotógrafa: Lampião | Assessoria: Fino Altar


Dica final importantíssima:

— Nada de colocar a melhor parte da música, por exemplo, a banda, no mesmo horário do prato principal do buffet (jantar/almoço). Deixe uma música tranquila para esse momento, para que o convidado não fique dividido entre comida e pista de dança.


Espero que eu tenha conseguido te ajudar! Deixe aqui suas dúvidas e comentários que responderei pessoalmente. Um grande beijo e toca o som aí DJ!

Você já conhece o site Vem Casar na Praia? O Guia de Fornecedores para o seu evento! Acesse: vemcasarnapraia.com.br | Conheça, anuncie e pesquise!

21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page